N.º VERDE962 999 229       Mail: info@clinicadamao.pt    

Portuguese English

Artroscopia do Punho e Mão

 

ARTROSCOPIA DO PUNHO E MÃO -  O QUE É?

 

    Acompanhando as inovações em Técnicas mini-invasivas, desde 2013 que a Clínica da Mão utiliza a cirurgia assistida por vídeo - Artroscopia da mão e punho. Apesar das pequenas dimensões das articulações da mão, a artroscopia é cada vez mais o método de selecção em muitos procedimentos cirúrgicos (à semelhança do que acontece no joelho, ombro e tornozelo).

    

As melhorias do instrumental técnico, como as mini-câmaras de vídeo, permitiram o acesso a pequenas e complicadas articulações da mão e punho. Paralelamente foram desenvolvidos instrumentos para se poder “operar dentro do punho”, os quais alargaram amplamente a possibilidade de cirurgia que há uns anos atrás seriam impossíveis. A artroscopia permitiu também compreender mais rigorosamente as características de várias patologias do punho, algumas ainda não completamente esclarecidas, pois utiliza a amplificação e alta definição na imagem.

 

É de referir a sua utilização em com maior frequência:

- Fracturas do punho: controlo e apoio na perfeita reconstrução articular; identificação de lesões articulares associadas – cartilagem, fibrocartilagem triangular do carpo ou roturas ligamentares importantes na estabilidade do punho : Ligamento Escafo-semilunar ou ligamento Luno-piramidal.

- Artrose do polegar: tratamento da rizartrose com utilização de enxerto tendinoso

- Artrose do punho: reparações de ligamentos e cartilagem

- Quistos sinoviais do punho: tratamento do quisto e mecanismo de sua produção

- Fracturas do escafoide e suas complicações: controlo de reconstrução e aplicação de enxerto ósseo nos casos de não consolidação.

- Lesões ligamentares incapacitantes do polegar – Lesão de Stener: reconstrução ligamentar.

 

Consideramos que o domínio da técnica cirúrgica artroscópica deve ser uma competência do Cirurgião da Mão.

 

José Alexandre Marques, Dr.