Síndrome do Túnel Cárpico

O que é o Túnel cárpico ou Canal cárpico?

O Túnel cárpico ou Canal cárpico, é um compartimento anatómico rígido, localizado na palma da mão e do punho, onde o pavimento e as paredes são formados por  ossos e ligamentos do punho. O seu “tecto” é uma estrutura espessa e rígida: o ligamento transverso anterior do carpo.

Dentro do Túnel cárpico ou canal cárpico, deslizam profundamente os tendões que fazem o “dobrar” os dedos – tendões flexores, os quais são envolvidos por uma membrana de revestimento: a bainha sinovial. Na parte mais superficialmente do túnel cárpico, está um dos principais nervos da mão, o Nervo mediano.

O movimento de flexão e a extensão dos dedos e do punho,  implica que no interior do túnel ou canal cárpico, exista um deslizamento de aproximadamente 15 milímetros do nervo mediano e de 50 milímetros dos tendões flexores dos dedos, que deslizam dentro das suas bainhas sinoviais e envolvem o nervo mediano.

As forças no interior do túnel cárpico, realizam alguma pressão sobre o nervo mediano. Nas situações em que exista uma causa que diminua o espaço no interior do túnel cárpico, cria-se um aumento da pressão sobre o nervo mediano, resultando numa compressão dos vasos sanguíneos, com diminuição da vascularização. A pressão normal sobre o nervo mediano é de 2,5 mmHg.

Contudo, em algumas situações, pode existir um estreitamento/aperto do túnel cárpico, e a pressão média pode atingir 35 mmHg, principalmente quando o punho está na posição de extensão ou flexão máxima.

O que é a Síndrome do Túnel Cárpico ?

A Síndrome do Túnel cárpico ou canal cárpico, é a entidade que designa a compressão crónica do nervo mediano, a nível do punho, causando a típica sintomatologia de mãos dormentes que agrava à noite, tipo queimadura e que obriga o paciente a acordar e “sacudir” os dedos e mão.

Diagnóstico da Síndroma do túnel cárpico

O diagnóstico da Síndroma do túnel cárpico, é estabelecido principalmente por testes de avaliação clínica realizado pelo cirurgião da mão, e se necessário complementado pela realização de um electromiograma: estudo de condução eléctrica do nervo.

As causas e os sintomas do Síndrome do Túnel Cárpico

A causa mais frequente da síndrome do túnel cárpico, é uma diminuição do túnel cárpico e a consequente compressão do nervo mediano. A compressão surge por vários factores, sendo o principal, um espessamento  do ligamento transverso anular do carpo, motivado por factores degenerativos. É mais frequente na mulher, pois existe um relacionamento com alterações hormonais – menopausa ou alterações do funcionamento da tiróide.

Outras doenças ou patologias que podem originar a Síndrome do túnel cárpico são: inflamação da bainha dos tendões flexores dos dedos – tenosinovite; sequelas de fracturas do punho/mão; a neuropatia diabética; artrite reumatóide.

As queixas tipicamente associadas à Síndrome do túnel cárpico são : dor e dormência da mão e dedos, com agravamento à noite (durante sono), semelhante a uma queimadura. Este “formigueiro” frequentemente associa-se a uma sensação de inchaço global dos dedos/mão. A perda de sensibilidade (dedos surdos), manifesta-se principalmente nos dedos indicador e médio na fase inicial e mais tarde no polegar e parte do anelar, associado a perda de força do polegar.

TRATAMENTO DA SÍNDROME DO TÚNEL CÁRPICO

Tratamento conservador

Nos casos de Síndrome do túnel cárpico mais leves ou com sintomas esporádicos, o tratamento poderá ser não-cirúrgico, utilizando talas de imobilização do punho no período nocturno, e se necessário, a toma de anti-inflamatórios, limitadamente. As infiltrações com corticóide, apenas têm um alívio temporário, sendo de considerar nos casos de tenosinovite dos flexores.

Tratamento Cirúrgico – Cirurgia do Túnel cárpico

No caso de existência de Síndrome do túnel cárpico, com alta probabilidade, será necessário realizar uma descompressão cirúrgica do túnel cárpico, pois existe uma alteração estrutural anatómica, que precisa de ser alterada.

O tratamento cirúrgico, consiste na “abertura do tecto do túnel”. Através de uma pequena incisão cutânea inferior a dois centímetros, faz-se a abertura do ligamento transverso anterior do carpo. Deste modo, o nervo mediano fica descomprimido e existe alívio imediato das queixas do paciente. É uma cirurgia que se realiza com anestesia local, evitando realizar uma “anestesia geral” ou “bloqueio periférico”

A cicatriz utiliza um ponto estético, permitindo um resultado cosmético favorável, com cicatriz impercetível.

Recuperação após a cirurgia da Síndrome do túnel cárpico

A recuperação da cirurgia da Síndrome do túnel cárpico é imediata! Apenas nos primeiros 2 dias, existe limitação da total mobilidade da mão, para evitar uma hemorragia ou hematoma. Após 3 dias, a mão poderá realizar todas as tarefas, apenas evitando esforços.  Apenas é necessário 1 ponto, que é retirado ao 14º dia após a cirurgia.

Quando operar a Síndrome do Túnel cárpico ?

Salvo raras excepções, o tratamento da Síndrome do túnel cárpico é cirúrgico, e deve ser realizado precocemente, de modo ao nervo mediano recuperar, evitando as sequelas neuropáticas, que nos casos crónicos se podem tornar irreversíveis.

Cirurgia endoscópica da Síndrome do túnel cárpico

Nos últimos anos, desenvolveram-se técnicas mini-invasivas, no tratamento cirúrgico do túnel cárpico, com recurso a vídeo-imagem: Tratamento cirúrgico endoscópico do túnel cárpico (erroneamente designado por cirurgia artroscópica).

Acompanhando todas as evoluções técnicas na cirurgia da mão, a Clinica da Mão, não utiliza esta técnica, pois existem riscos de lesão nervosa ou incompleta libertação do nervo no túnel cárpico. Estas complicações podem obrigar a uma nova cirurgia, para uma libertação eficaz do nervo medioano, ou mesmo tratar sequelas graves de lesão nervosa com cirurgia reconstrutiva, de maior complexidade de resolução.

Termina-se com a opinião do Dr. José Alexandre Marques:

“se a minha mão tivesse um síndrome do túnel cárpico, não seria tratado por técnica endoscópica (artroscópica)”.